sábado, 4 de dezembro de 2010

Sherlock Holmes e a nascente psicologia




Sherlock Holmes é um personagem inventado por Arthur Conan Doyle médico e escritor. Em sua obra Arthur Doyle retrata muito bem através do personagem Sherlock Holmes a época no qual emergia a racionalidade científica. Mostra por exemplo os métodos cientificos e a lógica dedutiva na elucidação dos crimes no qual Holmes investigava.
Pois bem, o que tem haver a história e o personagem Sherlock Holmes e a Psicologia? Realmente, ao analisarmos o filme e sua história em si não encontraremos. Porém, ao análisarmos a abordagem da psicologia recém científica fundada por Wundt em seu laboratório em Laipizig na Alemanha, achamos algo interessante e comum entre os dois: A busca através da racionálidade explicações deterministas de certas situações. Sherlock na busca da solução de um caso e Wundt na mensuração de certos estimulos através da fisiologia. É impressionante ver como as influências das idéias de se fazer ciência da época é vista nas mais variadas segmentações, influnciadas pelo positivisvo, pela fisiologia que eram pensamentos fortes no final do século XIX.
Aconselho quem é estudante assim como eu de Psicologia ver o filme por esse olhar, eu fiquei impressionado ao ver como o quebra-cabeça se encaixa perfeitamente.

Um comentário:

  1. Muito legal teu blog, parabéns!

    Já estou te seguindo.A partir de hoje estarei te acompanhando...
    tenho um blog também segue lá?
    http://emersonblogando.blogspot.com/

    ResponderExcluir