sábado, 4 de dezembro de 2010

Sherlock Holmes e a nascente psicologia




Sherlock Holmes é um personagem inventado por Arthur Conan Doyle médico e escritor. Em sua obra Arthur Doyle retrata muito bem através do personagem Sherlock Holmes a época no qual emergia a racionalidade científica. Mostra por exemplo os métodos cientificos e a lógica dedutiva na elucidação dos crimes no qual Holmes investigava.
Pois bem, o que tem haver a história e o personagem Sherlock Holmes e a Psicologia? Realmente, ao analisarmos o filme e sua história em si não encontraremos. Porém, ao análisarmos a abordagem da psicologia recém científica fundada por Wundt em seu laboratório em Laipizig na Alemanha, achamos algo interessante e comum entre os dois: A busca através da racionálidade explicações deterministas de certas situações. Sherlock na busca da solução de um caso e Wundt na mensuração de certos estimulos através da fisiologia. É impressionante ver como as influências das idéias de se fazer ciência da época é vista nas mais variadas segmentações, influnciadas pelo positivisvo, pela fisiologia que eram pensamentos fortes no final do século XIX.
Aconselho quem é estudante assim como eu de Psicologia ver o filme por esse olhar, eu fiquei impressionado ao ver como o quebra-cabeça se encaixa perfeitamente.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Simplesmente Filosofia

Olá pessoal, fiquei um bom tempo sem postar por causa das minhas atuais ocupações (trabalho, final de semana agitado, preocupaçõesrotineiras de um recém universitátio), mas estou de volta.

Duas semanas atrás encomendei um livro bem interessante, chamado: O MUNDO DE SOFIA, este livro é um romance e uma forma bem didática que o autor conseguiu para explanar o fantástico mundo da filosofia. Estou encantado com o quanto estou aprendendo nesta leitura, é verdade que não consigo pegar tudo de primeira, até mesmo porque é toda a história da filosifia, e não é pouca informação a ser digerida.

Fiquei impressionado com a inteligência dos filósofos gregos, principalmente os três pricipais: Sócrates, Platão, Aristóteles.Impressiona o quanto o pensamento desses homens mudaram todo o rumo da história da humanidade, influênciou diversas culturas principalmente durante o Helenismo - Período em que houve a divulgação da cultura e conhecimento da grécia em diversas culturas, dando um novo rumo e um novo segmento a história da humanidade.

Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo.
(Johann Wolfgang von Goethe)