terça-feira, 13 de abril de 2010

O pianista de Hitler

Sinopse do Livro:



A incrível história do homem que ajudou a gerar o montro do nazismo e depois conspirou para destruí-lo. Por meio de documentos que apenas recentemente tornaram-se acessíveis ao público, de entrevistas com membros da família Hanfstaengl e de manuscritos originais de "Putzi", como o biografado era conhecido, o pensador Peter Conradi elaborou a narrativa do elo histórico perdido entre Hitler e Franklin D. Roosevelt.



____________________________________________________



Minha opinião:



Recomendo a leitura para quem é amante da história, uma bela biografia do homem que conviveu com os dois lados da moeda.

Quando jovem, Ernst Hanfstaengl conhecido como Putzi estudou em Harvard nos EUA na turma de 1909. Conheceu Hitler durante um discurso e ficou impressionado com sua oratória. Por muitos anos fez parte de seu círculo íntimo. Foi nomeado chefe de Imprensa Estrangeira, e também era o pianista de Hitler. Putzi não simpatizava com alguns que o acompanhava entre eles o ministro da propaganda Goebbels, este foi um dos motivos do rompimento, além de desentendimentos.

Putzi acabou se exilando no Reino Unido após uma suposta tentativa de assassiná-lo.

Quando a Segunda Guerra começou foi preso, assim como outros Alemães que viviam no exílio. Foi transferido junto a outros presos para o Canadá para um campo de concentração. Foi quando os EUA percebeu o potencial de Putzi e o transferiu para colaborar como informante em um projeto secreto do então presidente F.D. Roosevelt.







Fernando Vilar



E-mail: vilar.fernando@gmail.com

5 comentários:

  1. Ótima dica.
    Pelo menos o cara se arrependeu, né? Mas fez merda ajudando outro merda... mas se arrependeu... de alguma forma...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler este.

    Teu blog, além de impactante e prazeroso de ler, pulsa cultura. Determina inteligência e gostei mesmo do teor, do estilo e proposta.

    Parabéns, Fernando

    te sigo, tá? abs

    ResponderExcluir
  3. EU TB PRECISO LER ESTE!

    Amei!

    abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros." - Mahatma Ghandi(gostei Fernando)

    ResponderExcluir